top of page

2 SEGREDOS PARA RESOLVER PROBLEMAS COMPLEXOS

  • Foto do escritor: Rochelle Jelinek
    Rochelle Jelinek
  • 19 de fev. de 2021
  • 3 min de leitura

Escolher uma carreira que não só nos traga dinheiro, mas também nos deixe felizes, é apenas um tipo de problema complexo que enfrentamos. Mas enfim, como desenvolver essa habilidade tão importante de resolver problemas complexos e preparar nossas carreiras para a revolução tecnológica?

A capacidade de solucionar problemas complexos é uma das habilidades mais importantes que precisamos desenvolver para sermos bem sucedidos num futuro próximo. A revolução tecnológica, que foi acelerada pela pandemia, tem o potencial de fazer desaparecer 15,7 milhões de empregos até 2030 apenas no Brasil, e criar milhões de outros empregos e novas funções que hoje não existem.

Essa capacidade é um pacote multidimensional de competências com alto nível de abstração, assim como a inteligência humana. É uma coleção de processos e ações fundamentais para resolver problemas mal definidos, o que não pode ser alcançado com atividades triviais de rotina ou somente com instinto e intuição.

Combinações criativas entre conhecimento e um amplo conjunto de estratégias são necessárias.

Esse processo combina aspectos cognitivos, emocionais e motivacionais em situações nas quais há muita coisa em jogo.

O mundo atualmente enfrenta diversos problemas extremamente complexos, como a mudança climática, o crescimento populacional acelerado, a ameaça de guerras, o mau uso e distribuição de recursos naturais, e a própria pandemia Covid-19 que gerou centenas de problemas complexos dela decorrentes. Além desses exemplos, muitos outros fazem parte do nosso dia a dia, seja no trabalho ou na vida pessoal. Desde como fazer crianças comerem legumes, negociar as tarefas domésticas e a divisão das despesas com o parceiro, até a prospecção de clientes ou depois a solução dos conflitos destes, tudo é um problema a ser resolvido.

Uma excelente forma de desenvolvermos a capacidade de solucionar problemas complexos é nos tornarmos lifelong learners, cultivando o hábito de estudar continuamente ao longo de nossas vidas e de realizar várias das chamadas microaprendizagens. Fazer cursos livres, ler livros de diferentes áreas, assistir TEDs ou vídeos informativos, e equilibrar as demandas de estudo com nossas carreiras, famílias e tudo que fazemos em nossa rotina diária, já é um problema bem complexo: como dar conta de tudo.

Estudar não só nos capacita tecnicamente, mas também nos ajuda a desenvolver essa habilidade tão importante: a de pensar.

Profissionais capazes de estudar continuamente e criar sinapses e conexões de ideias, demonstram uma série de competências dentro do pacote 'capacidade de solucionar problemas complexos'.

Para equilibrarem as demandas profissionais com a dedicação à família e os estudos, esses profissionais desenvolvem disciplina, concentração e inteligência emocional, além da capacidade de priorizar, fazer escolhas e conciliar objetivos conflitantes.

Se não tomarmos a iniciativa em nossas carreiras e começarmos a agir agora mesmo em prol do desenvolvimento de nossas habilidades, em especial a capacidade de resolver problemas complexos, corremos o mesmo risco do herói do filme interpretado por Matt Damon “Perdido em Marte”: de ficarmos perdidos para sempre num lugar sem saída e sem tempo hábil de promover as mudanças necessárias para chegarmos onde queremos.

A boa notícia é: assim como o processo civil ou penal tem um rito, a resolução de problemas complexos tem metodologias e técnicas que podem ser seguidas para dar um norte na busca de soluções.



Quer aprender essa habilidade de resolução de problemas complexos e outras soft skill? Vem pra mentoria em soft skills que vamos ensinar várias técnicas e estratégias de solução de problemas!


 
 
 

Comments


bottom of page