COMO PREVER O FUTURO
- Rochelle Jelinek
- 4 de out. de 2021
- 3 min de leitura

As questões suscitadas pelas incertezas do atípico 2020 facetadas pela pandemia não irão embora tão cedo, até porque ela ainda não acabou. Que mudanças virão amanhã? Elas serão boas ou ruins? Como será o mundo daqui a 10 anos? Como podemos prever o futuro próximo?
Muitas vezes pode parecer difícil prever o que está por vir. Na verdade, é muito mais fácil e demorado do que a maioria das pessoas pode imaginar. A chave é simplesmente saber no que se concentrar, as perguntas certas a fazer[1] e a quem recorrer para obter uma visão.
Se você quer estar à frente do seu tempo, procure pensar dessa forma:
1. Concentre-se nas tendências, não nos modismos
Antecipar o futuro é um processo de olhar para eventos complexos e inter-relacionados e as conexões subjacentes entre eles - não simplesmente estudar os efeitos temporários que estão produzindo.
Considere a diferença entre ondas e marés: as ondas são eventos passageiros que vêm e vão. Elas são o que vemos na superfície. O profissional do futuro treina-se para ver as marés - as megatendências em ação nas profundezas da superfície que estão causando essas ondas ou distúrbios.
Os futuristas se concentram em fazer as perguntas certas: o que está impulsionando a tendência de declínio de certas funções e profissões? O que está alimentando o interesse crescente das empresas e organizações em terceirizar tarefas para ferramentas de software?
O objetivo é determinar quais forças estão em ação o tempo todo, como elas impactam o mercado e onde há oportunidade de moldar o futuro para o positivo.
2. Procure por sinais
O futuro está mudando constantemente. Infelizmente, os dados históricos (que são principalmente o que temos) nem sempre são confiáveis para prever quando as coisas estão em um estado de mudança, especialmente se estivermos em pontos de inflexão radicais.
É por isso que prestar atenção aos sinais, que são pequenos desenvolvimentos acontecendo nas margens (ou seja, um novo produto inovador que tem potencial para crescer em escala), é importante.
Os futuristas constantemente adquirem o hábito de procurar sinais muito além das tendências.
3. Observe os padrões emergentes
O objetivo de agregar sinais e determinar como eles se conectam às tendências gerais é nos ajudar a identificar padrões emergentes.
Esses padrões contam uma história mais ampla e apontam para onde o futuro irá. Ao observá-los, você pode ver quais ferramentas, tecnologias, modelos e funções estão em declínio e quais estão em ascensão. Exemplo: já estamos fazendo a transição de um mundo onde jornais e revistas já foram uma força primária para mover a agulha política para um onde as eleições podem ser influenciadas por tweets e redes sociais.
Por outro lado, embora sua participação no mercado ainda esteja incipiente, também estamos passando de uma era de consumo desenfreado e carros consumidores de gasolina para uma em que a sustentabilidade e os veículos elétricos estão prestes a reinar.
4. Crie comunidades ou tribos
Ninguém sozinho pode prever o futuro 100% do tempo. Em vez disso, se você quiser melhorar sua precisão, hoje em dia é mais uma questão colaborativa e comunitária.
Isso exige que cultivemos a diversidade de pensamento e perspectiva e envolva pessoas de muitos domínios diferentes ao tomar decisões.
Você não precisa ser o Elon Musk. Ao seguir essas dicas, você obterá mais insights para prever o que vem por aí.
Referências: "If you want to think like a futurist, do these 4 things every day" e “Think Like a Futurist”, do futurista Scott Steinberg.
[1] Perguntas são as novas respostas: https://www.negociacaojuridica.com/post/perguntas-s%C3%A3o-as-novas-respostas
Comments